quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Critérios gerais de avaliação de conteúdos

Áreas Temáticas
O aluno revela conhecer:

Mensagem cristã
• Deus (amor, encontro, mistério)
• Jesus Cristo (nascimento, vida, mensagem, morte, ressurreição...)
• Personagens bíblicas: Profetas, Maria, José, João Baptista…
• Modelos pessoais e institucionais de referência ético-religiosa…
• A Igreja
• Os sacramentos (Eucaristia, Baptismo...)
• A Bíblia (estrutura e cultura bíblicas; signos, códigos e convenções
adoptados pelos textos)

Ética e valores
• Princípios e valores cristãos fundamentais
• A pessoa humana
• Elementos da Doutrina Social da Igreja
• A consciência e o juízo moral
• A cooperação e a solidariedade
• A opção fundamental e as escolhas ético-morais

Amor, amizade e sexualidade
• Os mecanismos das relações interpessoais
• O egocentrismo e o altruísmo
• Modos de construção das amizades
• O amor humano
• A sexualidade e a afectividade
• O erotismo e o impulso sexual
• O namoro e o casamento
• O planeamento familiar

Questões sociais
• As questões da diversidade/multiculturalidade
• O problema da alimentação/fome/consumo
• A relação política/religião
• Os mecanismos de funcionamento dos Meios de Comunicação Social
• Elementos sobre a relação economia/pobreza
• As questões do emprego/ocupação
• Os conflitos sociais e pacificação global

Direitos humanos
•A dignidade do ser humano
• A fraternidade
• A paz universal
• A liberdade
• O direito à vida
• A igualdade de oportunidades/discriminação (género, raça, cor,
etnia, origem nacional, idade, deficiência, religião/crença...)
• As questões do trabalho

Ecologia e ambiente
• A Natureza como Criação
• Elementos de ecologia
• A noção de salvaguarda do ambiente
• O respeito pela Natureza
• As questões da água e dos animais

Diálogo ecuménico e inter-religioso
• A procura do Transcendente
• Elementos centrais das religiões Abraâmicas
• Elementos centrais das religiões orientais
• A noção de ecumenismo e elementos centrais das confissões religiosas
• Alguns dos novos movimentos religiosos/espiritualidades
• A relação entre verdade/tolerância
• Os modos, os momentos e as práticas de diálogo
• Os signos, códigos e convenções adoptados pelas confissões religiosas

Vocação e projecto de vida
• A vivência em Família/Grupo/Comunidade/Sociedade...
• O conceito de projecto/sentido para a vida
• O conceito de projecto cristão de vida
• A variedade de opções vocacionais
• O conceito de opções fundamentais

Relação fé-cultura
• Os elementos centrais sobre a origem do universo/ser humano
• A relação Ciência/Religião/Tecnologia
• Algumas produções estéticas e culturais
• Os elementos centrais da arte cristã
• Os signos, códigos e convenções das realidades (históricas, culturais, sociais e científicas)

Sem comentários: