sexta-feira, 21 de novembro de 2008




Na mão de Deus

Na mão de Deus, na sua mão direita,
Descansou afinal meu coração.
Do palácio encantado da Ilusão
Desci a passo e passo a escada estreita.

Como as flores mortais, com que se enfeita
A ignorância infantil, despojo vão,
Depus do Ideal e da Paixão
A forma transitória e imperfeita.

Como criança, em lôbrega jornada,
Que a mãe leva ao colo agasalhada
E atravessa, sorrindo vagamente,

Selvas, mares, areias do deserto…
Dorme o teu sono, coração liberto,
Dorme na mão de Deus eternamente!

Antero de Quental, Sonetos Completos

A verdadeira felicidade

A verdadeira felicidade é algo evolutivo, direccionado para a unificação de nós próprios no coração de nós mesmos, a união do nosso ser com outros seres iguais a nós e a subordinação da nossa vida a uma vida maior que a nossa.
Em primeiro lugar, é na obra do nosso aperfeiçoamento interior ― intelectual, artístico, moral ― que a felicidade nos espera. Em segundo lugar, só podemos progredir até ao nosso ponto extremo unindo-nos aos outros, no sentido íntimo do amor em todas as suas formas. Em terceiro lugar, devemos transportar o interesse final da nossa existência para o avanço e para o sucesso do Mundo em que vivemos.
Por último, a mística cristã não cessa de orientar sempre para mais longe a sua perspectiva de um Deus pessoal, criador, animador e totalizador do Universo que reconduz a si, através do jogo de todas as forças a que chamamos evolução.

Cf. P. Teilhard de Chardin, Sulla Felicità

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Critérios gerais de avaliação de competências

Domínios
0 aluno é capaz de:

Cultura e Visão Cristã
• Interpretar a realidade (histórica, cultural, social,
científica) e relacioná-la com a visão cristã
• Construir um sentido para a realidade pessoal e social

Ética e Moral
• Identificar o fundamento religioso da moral cristã
• Mobilizar valores e princípios éticos em situações diversificadas
• Relacionar-se com os outros de forma cooperante e solidária

Religião e Experiência Religiosa
• Identificar o núcleo central do Catolicismo
• Identificar o núcleo central de diversas confissões religiosas
• Promover o diálogo ecuménico e inter-religioso

Cultura Bíblica
• Usar a Bíblia e interpretar textos bíblicos

Património e Arte Cristã
• Interpretar e apreciar produções estéticas cristãs

Critérios gerais de avaliação de conteúdos

Áreas Temáticas
O aluno revela conhecer:

Mensagem cristã
• Deus (amor, encontro, mistério)
• Jesus Cristo (nascimento, vida, mensagem, morte, ressurreição...)
• Personagens bíblicas: Profetas, Maria, José, João Baptista…
• Modelos pessoais e institucionais de referência ético-religiosa…
• A Igreja
• Os sacramentos (Eucaristia, Baptismo...)
• A Bíblia (estrutura e cultura bíblicas; signos, códigos e convenções
adoptados pelos textos)

Ética e valores
• Princípios e valores cristãos fundamentais
• A pessoa humana
• Elementos da Doutrina Social da Igreja
• A consciência e o juízo moral
• A cooperação e a solidariedade
• A opção fundamental e as escolhas ético-morais

Amor, amizade e sexualidade
• Os mecanismos das relações interpessoais
• O egocentrismo e o altruísmo
• Modos de construção das amizades
• O amor humano
• A sexualidade e a afectividade
• O erotismo e o impulso sexual
• O namoro e o casamento
• O planeamento familiar

Questões sociais
• As questões da diversidade/multiculturalidade
• O problema da alimentação/fome/consumo
• A relação política/religião
• Os mecanismos de funcionamento dos Meios de Comunicação Social
• Elementos sobre a relação economia/pobreza
• As questões do emprego/ocupação
• Os conflitos sociais e pacificação global

Direitos humanos
•A dignidade do ser humano
• A fraternidade
• A paz universal
• A liberdade
• O direito à vida
• A igualdade de oportunidades/discriminação (género, raça, cor,
etnia, origem nacional, idade, deficiência, religião/crença...)
• As questões do trabalho

Ecologia e ambiente
• A Natureza como Criação
• Elementos de ecologia
• A noção de salvaguarda do ambiente
• O respeito pela Natureza
• As questões da água e dos animais

Diálogo ecuménico e inter-religioso
• A procura do Transcendente
• Elementos centrais das religiões Abraâmicas
• Elementos centrais das religiões orientais
• A noção de ecumenismo e elementos centrais das confissões religiosas
• Alguns dos novos movimentos religiosos/espiritualidades
• A relação entre verdade/tolerância
• Os modos, os momentos e as práticas de diálogo
• Os signos, códigos e convenções adoptados pelas confissões religiosas

Vocação e projecto de vida
• A vivência em Família/Grupo/Comunidade/Sociedade...
• O conceito de projecto/sentido para a vida
• O conceito de projecto cristão de vida
• A variedade de opções vocacionais
• O conceito de opções fundamentais

Relação fé-cultura
• Os elementos centrais sobre a origem do universo/ser humano
• A relação Ciência/Religião/Tecnologia
• Algumas produções estéticas e culturais
• Os elementos centrais da arte cristã
• Os signos, códigos e convenções das realidades (históricas, culturais, sociais e científicas)